Polia: o que é e qual sua importância?
O conceito de polia foi descoberto há séculos, por volta de 250 AC os povos já utilizavam polias na movimentação de carga. Para defini-la de forma breve e clara, uma polia é uma peça mecânica usada principalmente para transferir força e energia cinética através de correias, cabos e cordas.
Quais são seus elementos?
Aqui neste artigo vamos falar especificamente de polias para correias.
Material: As polias para correias podem ser de alumínio, ferro fundido, ferro nodular ou inox. Estes são os mais comuns, porém podemos encontrar polias confeccionadas em poliuretano, nylon, e outros metais.
Tipo do canal: Classificando por canal, as polias podem ser planas, em V, sincronizadas (dentadas) ou redondas. Tudo isso vai depender da correia que for empregada no sistema motor, a polia precisa ser compatível com o conjunto (polia motora / correia / polia movida).
Construção: As polias podem ser maciças (geralmente mais pesadas e robustas), raiadas (mais frágeis, porém mais leves) ou com alívio de peso (onde possuem entrâncias no corpo da polia a fim de diminuir peso). O furo central pode ser para fixação do eixo com bucha ou furo de eixo e chaveta comum. Ainda podem possuir cubo lateral a fim de permitir alguma adaptação do sistema motor.
Qual a sua importância?
Projetada especificamente para girar com um eixo, uma polia motriz extrai a energia potencial do motor que está girando o eixo e a transfere para outras polias por meio da correia.
A relação de velocidade e força depende do diâmetro da polia motora e da polia movida. Se ela está desalinhada ou com algum problema de manutenção, compromete a vida útil da correia e do motor. Falta de manutenção das polias ocasiona desgaste prematuro da correia aumentando custo com troca de peças e máquina parada por mais tempo.
Os profissionais da Tratoraço possuem experiência para fornecer polias de alta qualidade que atendam devidamente a todos os requisitos da sua linha de produção.