Manutenção preventiva em tratores e máquinas pesadas
Tratores e máquinas pesadas são equipamento muito caros e que tem elevados custos de reparo. Por isso, a Tratoraço criou esse artigo para mostrar como você pode economizar dinheiro e estender o ciclo de vida do seu equipamento com as melhores práticas de manutenção regular.
Comprometa-se com um programa de manutenção preventiva
A manutenção preventiva ajuda a antecipar problemas e desgastes. Ações corretivas são tomadas continuamente para garantir confiabilidade e desempenho. A manutenção programada envolve inspeções sistemáticas regulares, modificação e substituição de componentes, bem como testes e análises de desempenho.
Um programa de manutenção preventiva bem-sucedido estende a vida útil do equipamento de construção e minimiza o tempo de inatividade não programado causado pela quebra do equipamento.
Identifique as principais causas de avaria de máquinas
Parte de um programa de manutenção preventiva é identificar possíveis causas de quebra de maquinário. Ao identificar as possíveis causas de falhas antes que elas ocorram, você pode economizar centenas ou milhares de reais e manter fluxos de trabalho consistentes.
Existem três tipos de falha de maquinário. Suas causas e soluções estão listadas abaixo.
1. Falha repentina é quando a máquina quebra sem aviso. Normalmente, o motivo é fácil de descobrir. A peça é então consertada ou substituída e o equipamento volta ao serviço.
2. A falha intermitente acontece esporadicamente. Essa paralisação ocorre aleatoriamente e pode ser difícil identificar a causa. A falha intermitente é dispendiosa no tempo de inatividade e geralmente pode ser evitada antecipando a causa e resolvendo-a durante a manutenção.
3. A falha gradual pode ser totalmente evitada por meio de manutenção e inspeções de rotina. As peças e componentes de desgaste estão perto do fim de sua vida útil e são substituídos antes que ocorra uma falha.
Siga os intervalos de manutenção recomendados pela fábrica
Os intervalos de manutenção recomendados pela fábrica são um padrão mínimo e baseiam-se nas condições normais de operação. Isso pode variar dependendo do clima local e das preocupações ambientais específicas do local, como poeira, lama, umidade, chuva e flutuações excessivas de temperatura.
Também pode variar de acordo com a carga do operador colocada na máquina. Seguir os intervalos de manutenção recomendados pela fábrica e manter registros precisos é importante não apenas para a operação econômica de seu maquinário, mas também para proteger sua garantia.
O monitoramento de condições deve ser uma parte geral de seu plano de manutenção preventiva para evitar avarias e evitar custos de reparo desnecessários que roubam sua eficiência e lucro. Conte sempre com a Tratoraço para aluguel de tratores e máquinas pesadas ou para a manutenção preventiva desses equipamentos.