Correias e suas diversas aplicações
As correias são usadas em diversos tipos de sistemas mecânicos de transmissão ou transporte. Por conta disso, os acionamentos por correia são essenciais para muitos processos de produção, pois transmitem potência, torque, velocidade e ao mesmo tempo protege motores, eixos e outros elementos mecânicos.
Os modelos variam dependendo da aplicação. Neste artigo, a Tratoraço vai mostrar para você os diferentes tipos e suas aplicações.
Tipos de correia
Podemos classificar as correias como sendo de transmissão ou de transporte. Dentro dessa classificação, vamos qualificá-las conforme seu aspecto construtivo e vamos comentar um pouco sobre cada tipo de correia.
Correia plana
É uma correia construída para trabalhar com polias planas. Pode ser utilizada para transporte ou para transmissão de força. Se for para transporte de materiais, geralmente a correia plana é confeccionada em borracha, PVC ou tecido. A correia plana de transporte é muito importante na indústria madeireira, mineradora, alimentícia, farmacêutica, agropecuária, pois otimiza processos produtivos e simplifica o transporte de materiais diminuindo tempo e aumentando a produção.
Se for para transmissão de força, a correia pode ser de borracha, poliamida, couro, tecido etc. É utilizada em equipamentos com baixa rotação (abaixo de 3.500rpm) ou alta rotação (mais de 3.500rpm). A principal aplicação é na indústria madeireira, indústria de celulose, indústria alimentícia e metalúrgica, indústria agropecuária, moinhos etc.
Correia em V
As correias em V são utilizadas nas transmissões de força onde há polias em V motoras ou movidas. São nomeadas levando em consideração seu comprimento, largura e ângulo do canal V. Elas dominam o setor industrial e tem aplicação em praticamente todos os equipamentos (pequeno e grande porte) até mesmo automotivos e linha branca de alguns eletrodomésticos residenciais.
As correias em V mais comuns são: A, B, C, D, mas ainda temos as 3V, 5V, 8V, SPA, SPB, SPC e outras. Podem ser múltiplo V, quando são conjugadas ou então podem ser micro V quando são fornecidas por frisos (PH, PJ, PK, PL, PM).
Correia circular
As correias circulares (polycord) são utilizadas em sistemas de transporte ou de transmissão de baixa potência. São correias comercializadas por comprimento e diâmetro. Geralmente seu custo é menor devido a sua baixa capacidade de resistência. As correias polycord podem ser de PVC ou poliuretano, podem ter filamento interno ou apenas maciça. Seu processo de emenda geralmente é feito com vulcanização ou grampo metálico.
Correia dentada
As correias dentadas ou sincronizadas são utilizadas em polias específicas com o mesmo passo e formato de dente. Geralmente são utilizadas em equipamentos de precisão onde a polia movida e motora precisam parar e movimentar ao mesmo tempo, sincronismo.
Para determinar o modelo e passo da correia é necessário ser verificado a rotação do sistema motor, a largura da correia, potência do motor, diâmetro de polia e outras variáveis importantes como temperatura, presença de óleo ou outras substâncias que possam entrar em contato com a correia.
Sem aplicação e manutenção adequadas, os acionamentos por correia funcionarão com menos eficiência, aumentando a chance de falha prematura e tempo de inatividade. A manutenção adequada da correia pode prevenir acidentes, reduzir o desperdício e o custo do processo.
Correias MCBELT
Você sabia que a Tratoraço possui a própria marca de correias – a MCBELT? São correias de 1ª linha ao lado das melhores marcas do mercado. Esses são os modelos MCBELT:
• Correias variadoras;
• Correias em V (trapezoidais);
• Correias Sextavadas;
• Correias Accu-link (emendáveis);
Se você precisa fazer a manutenção ou troca de suas correias dentadas, conte sempre com a Tratoraço.